A oficina de Aikidô teve um grande avanço no ano de 2013. Sabe-se que a prática de arte marcial exige disciplina e comprometimento, por isso, assim que retornou do Japão, o educador montou um grupo específico e coeso para que houvesse consistência no trabalho realizado dentro das aulas. O conceito de defesa pessoal não é a principal característica nas aulas de Aikidô desenvolvida na AME, vai muito além disso, trabalha a capacidade de concentração , o controle emocional, o autocontrole, fortalece o físico e, principalmente, o desenvolvimento do espírito de competitividade sadio. Desta forma, torna-se referência de vida para os educandos envolvidos, fazendo com que eles sejam uma equipe unida a fim de desenvolver a técnica e abastecer-se de ânimo e satisfação pessoal. É o nosso sonho de transformação social sendo possível através do esporte na AME Dojo Aikidô.
TEATRO
Arte educação
A oficina de Arte Educação apresenta uma linguagem que trabalha a sensibilidade e a habilidade associada aos diversos temas. Em 2013, o trabalho foi desenvolvido de forma simbólica, a fim de trazer a individualidade de cada educando para o coletivo. O projeto “Quem sou eu?” desenvolvido no início do ano, estreitou as relações e fortaleceu os vínculos entre os educandos e educadora. Nesta oficina, em especial, a peculiaridade de cada criança é admitida de forma que cada um encontre sua habilidade artística, seja ela qual for: pintura, costura, interpretação, decoração, entre outros. Durante o ano, também, foi através desta oficina que foram trabalhados temas em que a demanda veio do próprio contexto; prevenção da dengue, proteção dos idosos, valorização da mulher, plantação de árvores, mutirão de limpeza e solidariedade são exemplos de tarefas que os educandos desenvolveram com o objetivo de trabalhar autonomia e retorno do que é aprendido para a própria comunidade. Transformação social através da beleza da arte.
Música
A oficina de música teve um papel importante no segundo semestre de 2013. O fazer musical orientado pelo educador, que também já foi educando de projeto social, aproximou os educandos desta oficina. A proposta foi desenvolver a teoria, aliada à apreciação e à pratica musical. Foi possível identificar que as crianças estão dispostas a conhecerem o novo e que, de forma paciente, o educador poderá proporcionar contato com diferentes gêneros musicais com a finalidade de ampliação de repertório. O trabalho de 2013 consistiu em desenvolver a técnica vocal e instrumental, flauta doce e violão, com os adolescentes e estimular trabalho em grupo para contar a timidez em futuras apresentações.
Ballet Clássico
No início do ano de 2013, o primeiro contato com a técnica clássica parecia ser um tanto quanto difícil, ocorrendo certa rejeição por parte dos educandos, no entanto, no decorrer das atividades a percepção começa a mudar, os educandos notam que a parte mais complexa da dança pode ser desafiadora e com isso sentem-se instigados a aprender e desenvolver junto com colegas e educador. Portanto, o ano de 2013 teve como principal avanço, o desenvolvimento de diferentes estímulos na oficina de dança, como por exemplo a música e seus diferentes ritmos, apresentando assim, novas possibilidades e descobertas de movimentos para as novas bailarinas. Com a vinda de oportunidades de nos apresentarmos em diversos eventos da cidade, o interesse dos educandos aumentou fazendo com que seu desempenho fosse cada vez mais satisfatório, ou seja, deixaram-se encantar pela dança e a partir disso encararam a todos.
Capoeira
Ginástica Artística
Basquete
A oficina de Basquete da Associação Mãos Estendidas em 2013 teve como característica mais marcante a união. Uma equipe que desenvolveu, através do esporte, valores que os fizeram campeões das partidas em que a dedicação era máxima e a garra inegável. Ao longo do ano participaram de 40 jogos, sendo o de maior destaque o Campeonato Paranaense realizado na cidade de Curitiba. Trouxeram para Londrina o título de Vice Campeão da Taça Paraná sub 12 com a satisfação de um ano em que as dificuldades foram vencidas e as oportunidades foram momentos de aprendizagem, de perseverança e de companheirismo. Hoje, o time de Basquete da AME é um time coeso, forte e maduro. Mais do que a prática de uma oficina, o basquete da AME inspirou um estilo de vida aos nossos educandos.
Xadrez
O Xadrez na AME realizou um trabalho diversificado através das oficinas, festivais, torneios internos e externos e práticas de ensino pedagógico, o crescimento intelectual, afetivo e social dos educandos. A ame tornou-se referência em relação ao ensino pedagógico de Xadrez, através da pedagogia de ensino: “O Xadrez além do tabuleiro: práticas socio-educativas, no qual consiste em relacionar atividades lúdicas com o xadrez e que vem obtendo êxito com os educandos e com outras instituições de ensino em londrina e região, como as Escolas da Rede Municipal e Estadual e também instituições da rede sócio assistencial.
Atletismo
A oficina de Atletismo em 2013 teve participações e resultados significativos em diversas corridas de rua realizadas em Londrina e região, o que fez com que os educandos desenvolvessem não só a prática da modalidade, mas também, os seus próprios limites. A conquista de novas parcerias deu um salto maior à oficina, proporcionando a presença de atletas olímpicos renomados, como André Domingos (Medalha de ouro no revezamento 4x100 em Sidney 2000) e Codó (o velocista Sulamericano da atualidade nos 100m) e essas visitas motivam nossos pequenas atletas a fazerem com que o esporte seja referencia dentro da comunidade.
Ludoteca
No ano de 2013 a Ludoteca teve como principal foto as atividades que proporcionam aos educandos desenvolvimento de habilidades básicas de socialização, tais como: regras, respeito e cooperação. Com o mesmo objetivo centeal de todas as oficinas, a ludoteca é uma estratégia usada pela educadora para estimular a afetividade, criatividade, linguagem e pensamento. Através da contaçao de histórias, uma das ferramentas da Ludoteca, a educadora permite o contar e o ouvir histórias que remetem a leitura e a interpretação, proporciona o desenvolvimento da imaginação, enriquece o vocabulário e promove experiências necessárias para a formação de uma criança. Afinal, ser leitor é ter um caminho infinito de descobertas e compreensão de mundo.